Vida Saudável

Friozinho chegando é possível ser saudável no inverno sim!

Temperatura caindo e aquela vontade de forrar o estômago com algo quentinho e saboroso, caldos e sopas são excelentes opções para manter o foco de uma alimentação saudável no inverno sem abrir mãos dos prazeres da vida uma tecla que sempre bato com vocês, elas são leves, nutritivas, práticas e sofisticadas principalmente quando a temperatura baixa nos termômetros. Por isso cuidado, porque é nesse período que os ponteiros das balanças costumam subir com mais facilidade, justamente por conta das preparações quase sempre cheinhas de queijo, creme de leite, carnes gordas, torradinhas e o vinho tão apreciado no frio. Vamos usar o inverno a nosso favor e chegar prontos para o verão 2016 em forma com a saúde em dia sabendo escolher de forma correta os ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, sim é possível.

Com inúmeros benefícios para esse prato podemos citar em primeiro a quantidade de água presente, são pratos rico em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes funcionais que podemos reunir em um só prato com baixa caloria. Vou deixar duas receitas para vocês fazerem e apreciarem essa delícia nutritiva em uma noite de outono/inverno.

Sopa Creme de Brócolis com Ricota

Ingredientes: 

1 cebola média ralada

2 tomates sem pele e sem sementes picados

1 colher (sobremesa) de óleo de coco

1 maço de brócolis

2 xícaras (chá) (500ml) de caldo de galinha feito em casa 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo integral

1 copo (200ml) de leite desnatado
Sal Rosa a gosto

1 xícara (chá) de ricota fresca amassada

Modo de preparo

-Refogue a cebola e os tomates no óleo vegetal
-Acrescente o brócolis e deixe refogar
-Adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar
-Bata no liquidificador e leve ao fogo novamente
-Acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e deixe cozinhar um pouco, adicione sal rosa.
-Salpique ricota no prato na hora de servir.

Benefícios do brócolis vão além da quantidade de fibras presente em uma porção do vegetal e na contagem pequena de calorias (100gr tem só 35cal). Ele é rico também em cálcio, minerais, potássio, ferro, zinco e nas vitaminas A, K, C, B1, B2 e B6.

O brócolis possui a maior concentração do ferro dentro das hortaliças nutriente importante para sintetizar células vermelhas de sangue, hemácias, que têm responsabilidade pelo transporte do oxigênio a todas as células do organismo. Excelente aliado a hipertrofia muscular, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

 

Sopa de Abóbora Cabotiã

Ingredientes :

1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco

2 dentes de alho amassados grosseiramente

1 pimenta de cheiro cortada pela metade

1 cebola cortada em pedaços grandes

1 folha de louro

1 talo de salsão

2 xícaras de abóbora cabotiá descascada e cortada em cubos 1 litro de água fervente

1 colher de sopa de gengibre ralado

Sal Rosa e pimenta a gosto

Preparo:

1. Coloque a água para aquecer numa chaleira ou panela à parte. Descasque e pique todos os ingredientes. Numa panela funda em fogo médio, coloque o azeite ou óleo de coco, o alho, a cebola, a pimenta e o louro. Refogue bem até a cebola amolecer.
2. Acrescente o salsão e a abóbora e vá refogando e mexendo até que a abóbora comece a ficar dourada. Acrescente a água quente e reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente por uns 20 minutos.
3. Retire a tampa e verifique com um garfo se a abóbora já está bem cozida. Após cozida, utilize um liquidificador, processador ou mixer para triturar a sopa.
4. Volte para panela e deixe cozinhar mais alguns minutos em fogo baixo até obter um creme, acrescente o gengibre. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto.

Benefícios da Abobora Cabotiã: maior saciedade; melhora do sistema imune, memória, pele e cabelo; combate aos radicais livres; p revenção de câncer e problemas oculares. As abóboras são baixas em caloria, elas fornecem apenas cerca de 25 calorias por 100 gramas de consumo, boa fonte de vitaminas contendo ente elas Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. Minerais, como o Ferro, o Cálcio, Magnésio, Fósforo, Manganês e Zinco.

Dica da nutri para atingir a quantidade de fibras do dia para aqueles que ainda não conseguem 100% na alimentação por diversos fatores do dia a dia é ainda adicionar Tamarine Fibras que vem em pó e sem sabor, fácil diluição, assim você fica em dia com a sua saúde intestinal, responsável pela absorção de todos os nutrientes (importante quando consumir fibras não esquecer a ingestão de água adequada ao longo do dia para cada individuo, consulte seu nutricionista).


 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply