Vida Saudável

Academia é só musculação e estética? Não!

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Como todos sabem, o nosso projeto fitness Melhor Forma Aos 30 abrange todas as idades e, hoje, minha coluna aqui no blog está recheada de superação e disciplina.

Pois bem, muitas pessoas se recusam a praticar exercícios físicos por conta de alguns fatores, como por exemplo, a ideia de que as academias são dominadas por homens e mulheres musculosas e sarada e que só valorizam a estética, certo?

Esse estereótipo acaba assustando quem não busca a academia pela musculação e estética, mas sim pela saúde e bem estar. A maioria das pessoas acaba recusando convites para conhecer alguma academia por não se identificar com a “ideologia dos saradões”.

Óbvio que não podemos generalizar e em nenhum momento estou julgando os amantes de academia de estética e musculação, pois isso também é resultado de treino e perseverança.
Nem todo mundo tem o mesmo objetivo um do outro. E é fundamental focarmos em saúde e bem-estar antes de tudo em qualquer exercício a ser realizado.

“Qual exercício físico devo praticar? Qual tipo de academia ingressar?”

Essas são algumas das perguntas que todo mundo se pergunta quando pensa em iniciar alguma atividade física. Meu aluno, Dr. Kláudio Cóffani Nunes, advogado, 53 anos, quando nasceu, obteve o diagnóstico de uma patologia congênita e, na fase adulta, descobriu que era hipertenso e prolapso suave.

Durante toda sua juventude, foi um atleta nato, mas tornou-se sedentário após o início da vida profissional e constituir sua família. Há alguns anos, buscou retomar atividades, praticando natação e começou a ter benefícios como, a melhora aeróbica, melhora da flexibilidade, diminuição da pressão arterial, aumento da massa muscular, diminuição do percentual de gordura e principalmente uma melhora significativa da sua patologia e em seu bem estar geral.

Com o passar do tempo, seus tradicionais empecilhos retornaram, fazendo com que largasse a natação. Como consequência, retornou ao sedentarismo e suas dores e limitações reapareceram. Sua namorada, Ana Carla, já treinava na Clínica Corpore há 11 anos e, desde que se conheceram, ela sempre o convidou para conhecer. Devido ao estereótipo das academias serem estritamente para musculosos e sarados, sempre acaba recusando. De tanto ela insistir, um dia ele acabou aceitando o convite. E desde novembro de 2016, é meu aluno e pratica exercícios físicos regularmente.

Confira abaixo o relato exclusivo do Kláudio:

1. Doutor, qual o seu tipo de patologia congênita? 
Eu nasci com defeitos ortopédicos bastante graves nos meus pés, os quais impediriam que eu conseguisse caminhar, permanecer de pé, caso eu não recebesse os intensos e qualificados tratamentos, desde o meu nascimento até minha adolescência. Graças a dedicação incansável dos meus pais e da assistência médica de qualidade, pude fazer algo que todos acham normal: caminhar! Por isso pratiquei natação por toda minha adolescência, treinando várias horas por dia, participando de campeonatos, gerando amigos com os quais convivo até hoje. A natação sempre me preservou do stress e dos impactos negativos nas minhas articulações inferiores.

2. Hoje você ainda sofre de hipertensão?
Não. Usei medicação, alterei minha alimentação, abandonei o sedentarismo. Porém, ainda preciso me monitorar, me aprimorar e melhorar minha qualidade física.

3. Antes de começar a treinar comigo na Clínica Corpore, quais eram suas limitações diárias? E hoje, como você está?

Rsssss, pode parecer estranho para a maioria, mas eu estava sentindo dores para caminhar, dores para subir e descer degraus, dores por permanecer sentado várias horas por dia, era acometido de sintomas de dor e exaustão se acrescentasse uma caminhada – mesmo que num jogging na avenida Getulio Vargas ou em viagens de turismo – de apenas 5 km ao meu dia. Já tinha restringido minha mobilidade, optando pela “zona do conforto”, do meu escritório, carro e residência. Após cerca de três meses de exercícios, aparentemente simples, diferentes da ideia que eu tinha de musculação e de academia, eu percebi que recuperei a facilidade em realizar vários movimentos, E levando meu conforto e minha mobilidade. E posso afirmar: Elevando meu conforto e minha mobilidade. E posso afirmar: permitindo-me sentir o prazer em realizar simples ações de mobilidade, rotineiras para todas as pessoas, mas as quais haviam se tornado incômodas para mim. Além de melhorar minha disposição e qualidade de vida.


4. Ao encerrar cada sessão de treino, qual é o seu sentimento?
A sessões que faço academia são estruturados para seguir um plano que estabelece com a Coach, o qual visa promover o fortalecimento de musculaturas, funções e aptidões as quais pouco desenvolvi ao longo de minha vida ou que foram sendo abandonadas ou atrofiados. Ao final de cada sessão, sinto-me fisicamente cansado, se sentindo músculos já esquecidos e músculos encurtados, que foram exigidos. E me sinto satisfeito por estar reconstruindo minha saúde física.

5. Hoje, qual é a sua definição sobre a prática de musculação e treinamento funcional?
Eu permaneci sedentário por cerca de 30 anos. Nesse período trabalhei muito corri muito profissionalmente, mas perdi muita mobilidade, funcionalidades nos pés, joelhos, pernas e coluna. Para mim, essa musculação é um conjunto de exercícios destinados a promover o aprimoramento, o resgate, fortalecimento de musculaturas, de capacidades físicas, do conhecimento do próprio corpo, para resgatar sua capacidade de funcionar corretamente ao longo de suas atividades cotidianas. Na prática: funciona!

6. Qual a mensagem que você passa para aqueles que ainda não iniciaram alguma atividade física, mas querem ter qualidade de vida, conquistar objetivos e superar barreiras? 
Todos nós temos expectativa de vida de superior a 80 anos. Todos nós devemos garantir nossa liberdade de vivermos com saúde, mobilidade, funcionalidade ao longo destes dessas décadas. Isso nos garantir conforto e felicidade. Mais do que investir em sua ” riqueza “, ” felicidade aposentadoria “, invista seu tempo ocioso, seu foco, longe do computador e da TV, invista em você, em sua saúde funcional.

Cada um tem o seu objetivo. As academias devem possuir todos!

Procure um profissional de saúde e pratique atividades físicas. Qualidade de vida, saúde e bem-estar estão garantidos!

Compartilhe sua história conosco! Eu posso te ajudar 🙂
Até mais!

img_7149

CREF: 097881-G/SP

Instagram: @coachmariascalzo

Facebook: Maria Silvia Scalzo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply