Vida Saudável

Atividade Física no inverno

Olá, pessoal!Hoje vamos conversar um pouco sobre aquela preguiça insistente nessa época do ano, aquele desânimo para realizar atividade física que às vezes aparece com força no inverno.

Então, se você está sem coragem para sair debaixo das cobertas, ingerindo mais gordura e açúcar do que o normal ou sonolento durante o dia… preste atenção nessas dicas que podem te ajudar a adquirir um hábito saudável até nesse friozinho!

Você sabia que praticando atividade física no inverno o corpo gasta mais calorias?

É isso mesmo! Para que não ocorra nenhum tipo de lesão, devemos deixar o corpo bem aquecido e preparado para o treino. Esse aquecimento durante o verão leva em média de 5 a 10 minutos; já no inverno leva de 15 a 20 minutos. O gasto de energia é maior!

Você sabe por que temos vontade de ingerir mais comida calórica no inverno?

No frio, o corpo gasta mais energia para se aquecer e te avisa que está com o metabolismo mais acelerado. Passamos a ter mais vontade de ingerir alimentos calóricos porque o corpo nos diz que precisamos. Está é uma forma instintiva de autoproteção do nosso organismo. Mas a vantagem de treinar no inverno é usar essa caloria extra, acompanhada de alimentação saudável e atividade física para redução da gordura corporal.

Você sabia que a prática de atividade física também auxilia na qualidade do sono?

Nem sempre o bom repouso/sono está apenas relacionado à quantidade de horas dormidas. Às vezes a sonolência durante o dia aparece porque o sono não foi de qualidade. Um estudo publicado na revista Mental Health and Psusical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia quando comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício físico. Mas vale a pena lembrar que é importante evitar os exercícios até duas horas antes de dormir, pois os hormônios liberados com a prática dificultam a chegada do sono.

Adquira novos hábitos 

Além das dicas para a prática de exercícios no inverno, vale sempre uma outra que serve para qualquer época no ano: crie e pratique hábitos de vida saudáveis! Para desenvolver um hábito é preciso identificar o hábito “saudável”, ou seja, identificar o gatilho, o botão de start desse comportamento e trocá-lo por outro. Por exemplo: tenho o hábito de me alimentar consumindo refrigerante. O gatilho é o refrigerante e devo trocar esse hábito por outro – água ou suco de frutas!

E além de tudo, a prática de atividade física espanta o mau humor e a depressão! Estudos mostram que a endorfina (hormônio do bem-estar) é liberada de 24hs a 48hs após a realização da atividade.

“Somos aquilo que fazemos repetidamente”, disse Aristóteles. Então, seja persistente e corra atrás de seu objetivo!

Abraços, galera!

Por Maria Silvia Scalzo 

CREF 097881-G/SP

(14)98132.5705

Clínica Corpore – Rua Júlio de Mesquita Filho, 1-25 – Jardim Aeroporto

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply