Vida Saudável

Diferenças e Benefícios do Chocolate!

Páscoa chegando e aquela vontade irresistível de comer um chocolate aumenta da cada dia então vamos conhecer um pouco mais sobre essa delícia que é o chocolate e escolher aquele que nos trás os melhores benefícios. Ainda da tempo de escolher o seu

Chocolates existentes são em nosso mercado hoje:

Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura hidrogenada . Não é uma boa opção para quem busca saúde!

Chocolate ao leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Melhor que o branco sim , mas não é ainda a melhor opção para quem busca saúde e esta seguindo uma reeducação alimentar.

Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. Aqui já começamos a escolher um chocolate que trás benefícios a saúde para quem esta começando a apreciar um bom chocolate este é o mais indicado para que sua papila gustativa não ache o sabor tão diferente.

Chocolate negro ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura. Escolha ideal para que você tenha os benefícios do verdadeiro cacau.

Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores porque eles ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares e o câncer, são ricos em antioxidantes, melhoram os níveis de colesterol, controlam a pressão arterial, estabilizam os níveis de glicose, aumentam a sensação de bem estar, diminui o apetite, melhora o metabolismo.

Os estudos científicos a cada dia mais vem comprovando que a melhor opção para quem além de prazer busca benefícios na escolha de um bom chocolate amargo que sempre deve ter somente massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar. E nada de leite. Algumas marcas, no entanto, acrescentam leite e uma quantidade exagerada de açúcar ao produto, quase que anulando os benefícios do chocolate amargo. Fuja deles

Quanto maior o teor de cacau do chocolate, menor será a quantidade de açúcar e maiores serão seus benefícios.

O chocolate amargo é também uma ótima fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. potássio, zinco e selênio.

Quantidade ideal de chocolate

Se há tantos benefícios do chocolate amargo, isso significa que você podemos consumi-lo à vontade? Infelizmente, não. O chocolate ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação para não trazerem o efeito oposto ao que você procura.

Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é mais do que suficiente para você obter todos os benefícios do chocolate amargo sem ficar com peso na consciência e sem atrapalhar sua reeducação alimentar.

Moderação e Disciplina valem até para os alimentos do bem!

 

Uma ótima Páscoa a todos!!!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply