Vida Saudável

MELHOR FORMA AOS 30 – E após os 30, 40, 50…?

Olá, pessoal!

O nosso projeto fitness Melhor Forma aos 30 continua e apesar do seu nome ser direcionado aos 30 anos de idade, sabemos que a saúde e bem-estar deve estar presente em todas as idades dos seres humanos. E aí que entra a atividade física!

O envelhecimento, por exemplo, é um fenômeno complexo, variável e natural. É um processo gradual e irreversível que causa a perda da funcionalidade do organismo.

Há duas linhas teóricas principais que investigam o envelhecimento, a linha primária e secundária. A primária está relacionada às características genética e à deterioração do sistema nervoso. 

Já a linha secundária se caracteriza pela influência dos danos causados por fatores ambientais, tais como, estilo de vida, poluição, radiação, entre outros.

A funcionalidade pode ser entendida como a capacidade de realizar determinadas funções ou atividades, utilizando-se habilidades diversas para a realização de atividades do dia-a-dia. 

Não podemos fugir do envelhecimento, mas o que podemos fazer para otimizar esse processo é cuidar da nossa saúde através de uma dieta saudável, inserção social, controle emocional, controle de doenças e atividade física regular.

Ninguém importa muito com esse último, rs. Mas estou aqui para desmistificar isso.

Academia não serve apenas para jovens, não! Academia serve para todo mundo!

Os exercícios físicos são extremamente importantes principalmente para aquelas pessoas que já passaram dos 50 ou 60 anos, pois atua na prevenção de lesões e para o ganho de amplitudes dos idosos ou futuros idosos. Como eu já disse, praticar atividade física traz benefícios em qualquer idade. Para a “melhor idade” é fundamental, pois melhora a sua qualidade de vida e longevidade (expectativa de vida).

Confira alguns desses benefícios:

  • Autonomia para qualquer tarefa e atividade;
  • Aumento da massa muscular e óssea;
  • Redução adiposa;
  • Estimulo ao metabolismo;
  • Combate ao processo inflamatório;
  • Melhora das capacidades funcionais;
  • Bem-estar físico e psicológico;
  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);
  • Redução de doenças.

Para contar um pouco da sua história, hoje eu convido a minha aluna Lígia Seike Veronese que aos 57 anos de idade tem se mostrado muito dedicada aos exercícios físicos. A corrida foi a atividade que ela escolheu para ter uma boa saúde e qualidade de vida! Tanto que ela já participou de diversas maratonas, como a Maratona Internacional do Rio de Janeiro na qual percorreu 10km, WRun, Vênus e Ecorunner. Confira o quiz abaixo:

Você já praticava atividade física antes?

Não. Eu era completamente sedentária, não praticava nenhuma atividade física.

Como foi que você descobriu a Corpore?

Descobri através de um amigo que me indicou a academia e a personal. Liguei na academia e marquei uma aula experimental.

Qual era o seu objetivo quando você começou a treinar regularmente? Ele foi atingido?

Meus indíces de triglicérides e colesterol estavam um pouco acima do normal. Para não começar a tomar medicamentos, resolvi entrar para a academia e treinar. Frequento a academia 3 vezes por semana e posso dizer que hoje minha saúde está muito bem e com os índices dentro do limite. Atingi meu objetivo!

Hoje, qual o benefício que a atividade física lhe proporciona?

Além de ajudar a manter a saúde, trouxe uma nova atividade para minha vida: a corrida, que está sendo muito prazerosa. Sem contar que tudo isso aumenta o círculo de amizades, o que é muito bom!

E quanto à estética? Ela também é o seu foco quando pratica os treinos?

Claro que todo mundo que estar em forma. Então, o meu segundo objetivo do treino é a estética sim!

Além de você, mais alguém da sua família pratica atividade física? 

Em casa todos praticam alguma atividade física, era só eu quem faltava! Tem quem treine musculação, crossfit, futebol e pilates. Eu acho importante a consciência deles na parte da alimentação também! Todos procuram se alimentar da maneira correta durante a semana e nos finais de semana até dar para abusar um pouquinho para sair da rotina.

Qual é a sua mensagem para quem busca incluir atividade física na sua vida?

Hoje eu vejo que demorei muito para enxergar que precisava de uma atividade física. Tinha muito receio de frequentar uma academia e ficar perdida no meio dos aparelhos e daquele ambiente que não tinha nada a ver comigo. Na Corpore, o ambiente é muito bom. Acredito que a maior parte dos alunos está à procura de saúde e qualidade de vida. Não tenha receio em procurar a academia e pedir uma aula free/experimental para conhecer o ambiente e a metodologia. Não tem como não gostar!

A maioria deseja viver muito, mas com saúde, bem-estar e bom condicionamento físico. É isso aí, faça como a Lígia! Nunca é tarde para perceber o quão é importante incluir a prática de atividades físicas nas nossas vidas.

E você? Já pratica alguma atividade física ou tem algum receio?

Converse comigo que eu te ajudo! 🙂

Até semana que vem!


CREF: 097881-G/SP

Instagram: @coachmariascalzo

Facebook: Maria Silvia Scalzo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply