Vida Saudável

MELHOR FORMA AOS 30 – ESPECIAL COM GU BARRETTO

Olá, pessoal!

Pós carnaval. É hora de voltar à ativa na vida, no trabalho e também na atividade física. Você pratica algum exercício? Hoje, nossa coluna é dedicada à importância de se praticar exercícios físicos, principalmente quando você já completou 30 anos.

Vamos iniciar um bate papo. Você sabe o porquê da atividade física ser tão fundamental para o nosso corpo?

A partir dos 30 anos, o nosso metabolismo começa a desacelerar. Com a falta de exercício físico, o mesmo torna-se bem mais lento, fazendo com que surja o sedentarismo – um inimigo para a sua vida. A condição de sedentarismo está relacionada ao nível de condicionamento físico baixo.

Por volta dos 30 a 35 anos, a força muscular também começa a decair. Por isso a musculação é essencial para que você garanta o ganho e a manutenção da massa muscular. Nessa fase também é importante aumentar a massa óssea, principalmente a fim de evitar a osteoporose no futuro. Com isso, é fundamental associar exercícios aeróbicos com a musculação no seu treino. (Procure um profissional da área para a realização de um treino específico para você.)

Gostaria de citar algumas modificações que ocorre em seu corpo quando os exercícios físicos são realizados regularmente:

· Melhora o fluxo sanguíneo corporal;

· Prevenção de várias doenças, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, AVC, etc.;

· Auxílio no desenvolvimento de habilidades psicomotoras;

· Redução do estresse e ansiedade;

· Redução da gordura corporal;

· Qualidade do sono.

E é com este intuito que eu, em parceria com o blogger Gustavo Barretto, idealizei o Melhor Forma Aos 30. O objetivo desse projeto fitness é proporcionar a qualidade de vida, saúde e bem-estar de uma forma interativa.

O nosso querido Gu Barreto, por exemplo, iniciou atividade física não somente para participar deste projeto, mas sim para tratar um problema que havia descoberto: um quadro de hipertensão. Com isso, ele necessitava urgentemente de cuidados. Na época, mesmo medicado, sofria de alguns sintomas…

Bom, vou deixar ele mesmo contar a sua história num QUIZ que preparei exclusivamente para este post especial.

Vamos lá?!

Gú, como foi que você descobriu que era hipertenso?

Há dois anos e meio atrás, eu passei muito mal. Comecei a sentir fortes formigamentos nas mãos e nos braços. Tive que procurar um cardiologista. Ao realizar os exames solicitados por ele, acabei descobrindo que eu era hipertenso. Com isso, o médico prescreveu um medicamento.

Qual remédio tomava e quais os sintomas que você sentia?

Ele me prescreveu o Losartana, o qual tomei por aproximadamente 8 meses. Meus sintomas eram horríveis. Além do formigamento, eu sentia muito mal-estar, dores de cabeça e cansaço excessivo.

Você já praticava atividade física antes do quadro de hipertensão?

Já frequentei várias academias, mas nunca fiz um acompanhamento correto. Sempre iniciava e, depois de um tempo, parava.

Qual era o seu objetivo quando você começou a treinar regularmente? Ele foi atingido?

Meu objetivo era cuidar da minha pressão arterial para eu suspender o uso dos medicamentos, pois meu médico havia falado que por conta da minha idade isso ainda seria possível, desde que eu praticasse exercícios físicos regularmente e cuidasse da minha saúde. Quando eu comecei, fazia o treino 3x na semana. Hoje, eu faço todos os dias. E vejo isso como um bem para mim mesmo. Então sim, meu objetivo foi atingido. Minha saúde melhorou 100%.

Hoje, qual o benefício que a atividade física lhe proporciona?

Um bem-estar tremendo e muita disposição! Eu amo ir na academia de manhã. Para mim, o dia caminha melhor e eu me sinto mais disposto. Sem contar que meu estresse diminuiu muito, rs. E meu sono também melhorou. Além disso tudo, parei de tomar o remédio depois de 8 meses que comecei a praticar atividade física. Minha pressão se normalizou e hoje tudo está perfeito!

E quanto à estética? Ela também é o seu foco quando pratica os treinos?

Não, a estética é consequência. O primordial é a saúde e o bem-estar. Mas não vou negar que estou super feliz com os meus resultados. Posso dizer que foi uma ótima consequência disso tudo, pois eliminei muita gordura e ganhei massa magra.

Qual é a sua mensagem para quem é hipertenso e/ou busca incluir a atividade física na sua vida?

Eu acho que nunca é tarde para cuidarmos da nossa saúde. Um hábito saudável, como a atividade física, faz com que você tenha uma ótima qualidade de vida, tornando-se mais disposto para o seu trabalho, para o lazer, para tudo… Independente do exercício que você for praticar, você tem que dar o primeiro passo: descubra uma atividade que você goste, para que depois você se apaixone. Automaticamente, os resultados virão. E depois da rotina, quando você ver, vem a necessidade e paixão.

Gu, e por que treinar na Corpore?

Eu gosto de treinar na Corpore por muitos motivos. Vou tentar citar alguns deles. O método de treino, por exemplo, é demais. O Coach 4.1 é diferenciado e personalizado para você. A cada dia um treino novo com muitas novidades e atividade específicas para o seu objetivo. Todos na academia são amáveis. O respaldo a todo tempo de todos os profissionais é notável. Tudo isso e mais um pouco cria um relacionamento de amizade que você leva para vida toda.

Pois é, galera. Um depoimento exclusivo do nosso blogger. Muito bacana, não?

Espero que essa história lhe inspire para iniciar uma atividade física o mais breve possível. O foco está na sua cabeça, basta traçar um objetivo e ter profissionais e amigos lado a lado para seguir nesta caminhada.

Qual a sua história? Compartilhe comigo.

Até semana que vem!


CREF: 097881-G/SP

Instagram: @coachmariascalzo

Facebook: Maria Silvia Scalzo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply