Vida Saudável

Saúde

Hoje no meu blog vamos falar de saúde.

  

O que é hipertensão?
 
–  Uma doença assintomática, acomete 30% da população , contendo uma pré-disposição, fatores externos como estresse, má alimentação. Sendo assim, a hipertensão é uma doença crônica determinada por elevados níveis da pressão sanguínea nas  artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer maior esforço do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS AERÓBIOS PARA O HIPERTENSO?
– Melhora a capacidade funcional do músculo cardíaco, ou seja, um coração mais eficiente trabalhando menos, diminuindo a resistência vascular periférica.
– Efeito hipotensor pós exercício, diminuindo os valores da pressão arterial de repouso.
– Diminuição dos níveis de catecolaminas plasmáticas
– Melhora a contratilidade das artérias
–  Aumenta o  lúmen( cavidade das artérias)

QUANTAS VEZES POR SEMANA É INDICADO PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA E QUAL A INTENSIDADE CORRETA?
– O indicado é a prática de exercícios de 3 a 5 vezes por semana, contendo 30 a 60 minutos de duração, e a zona alvo de 65% a 85% da FCMáxima.

HIPERTENSO PODE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA EM CIRCUITO CARDIO MUSCULAR?
– Não é recomendado, a prática de exercício contendendo aeróbio e muscular em sequência ou vice-versa aumenta muito o  volume e a intensidade do treino, fazendo com que o trabalho cardíaco fique muito alto e o duplo produto (FC X PAS) elevado.

HIPERTENSO PODE PRATICAR EXERCÍCIO DE FORÇA?
– Sim pode, uma vez adequadamente prescrito, o treinamento de força deverá ser iniciado observando-se o status cardiovascular dos pacientes e a capacidade funcional. O indivíduo precisa sempre ser orientado, como, posição respiração, exercícios adequados e também contém uma grande influencia do volume de treinamento de força, onde existem três variáveis que são relacionadas, com o número de séries, repetições e a quantidade de exercício prescrito. Estudos também demonstram que o treinamento de força contribui para o efeito hipotensivo pós-exercício em hipertenso.
 
Por Maria Silvia Scalzo
Personal Trainer da Clínica Corpore Bauru
 
IMG_1428.JPG
 
E semana que vem vamos continuar falando de hipertensão e a atividades físicas.
Bjus, bjus


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply