Vida Saudável

Sódio e emagrecimento: o que fazer?

O sódio está presente na vida da maioria das pessoas, principalmente quando nos referimos aos alimentos processados e industrializados, onde a quantidade de sódio é bem alta, tais como enlatados, conservas, embutidos e defumados.

Mas afinal, qual o papel do sódio no nosso corpo? Será que ele interfere no processo de emagrecimento?


O sódio exerce funções fundamentais para nosso organismo, como por exemplo regular a pressão arterial, o funcionamento dos nervos e músculos e a quantidade de líquido extracelular e volume do sangue no corpo.

Mas se ele é tão importante, por que é considerado um temível vilão, especialmente para aqueles que estão de dieta?

O problema é que, quando ingerido em quantidades excessivas, o sódio pode acabar prejudicando nossa saúde.

Vou citar como exemplo o sal de cozinha (cloreto de sódio). Ao ingeri-lo, liberamos um hormônio chamado Dopamina, que é um neurotransmissor associado ao bem-estar. Com ele, o alimento torna-se “viciante”. Assim como qualquer vício, comer alimentos salgados faz com que você não se sinta saciado, fazendo com que você os queira cada vez mais.

Nem preciso dizer que isso é horrível para quem está de dieta, certo?

Por outro lado, esse consumo excessivo causa a retenção de líquidos e aumenta a pressão sanguínea, prejudicando especialmente quem possui problemas de coração, como hipertensão arterial, uma vez que o organismo acaba sobrecarregando o coração.

Diversos estudos mostram que uma dieta rica em sal aumenta a produção de insulina, o hormônio que diz ao corpo para armazenar o excesso de açúcar como gordura. De forma simples, quanto mais insulina você tem, mais gordura você armazena e mais peso você ganha.

“Maria, então eu devo eliminar completamente o sódio da minha alimentação?”

Claro que não. O nosso corpo precisa dele para manter o equilíbrio de eletrólitos (sais que precisamos para o bom funcionamento do organismo) no sangue. Quando ingerimos uma quantidade de sódio inferior à adequada, o cérebro pode acabar inchando, provocando fortes dores de cabeça e vômitos.

Desta maneira, recomenda-se uma ingestão de sal (cloreto de sódio) até 6g/dia.

Vale lembrar que é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista para reeducação alimentar, pois existem particularidades no caso de cada pessoa.

Alimentos com alto teor de sódio

Fonte: Slim360.

Se liga nas dicas!

A retenção de líquidos é uma das consequências do consumo excessivo do sódio que causa inchaço no corpo e prejudica o processo de emagrecimento. Para evitar isso, existem os diuréticos naturais, substâncias que ajudam o corpo a remover o excesso de líquidos através da urina, como por exemplo o chá verde, chá de hibisco, café, suco de cranberry, tomate, pepino, melancia, aipo e romã. O uso desses itens deve ser balançado.
Os alimentos ricos em potássio, como vegetais, também atuam no combate à retenção de líquidos.

Mas o que você deve fazer, ainda mais se você está em dieta ou tem problema de coração, é controlar o seu consumo diário de sódio, evitando alimentos com alto teor de sódio e a adição excessiva do sal de cozinha nas suas refeições.

Para finalizar, o que acha de prestar um pouco mais de atenção na quantidade de sódio que está ingerindo? Desafio você para um teste: controle sua ingestão de sódio por 1 semana e depois me conta como foi.

Até semana que vem!


CREF: 097881-G/SP

Instagram: @coachmariascalzo

Facebook: Maria Silvia Scalzo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply