Vida Saudável

Vida Saudável 

Olá Time,
Estava pensando, o que faz você a praticar atividade física? Revisei alguns artigos e separei um de especial para vocês entenderem um pouco, quais são os motivos de adesão à prática de atividade física na vida adulta intermediária.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie/Universidade de São Paulo nos ajudará a entender como funciona esse processo, vamos lá!!!
Hoje em dia, podemos constatar que a prática regular de atividade física funciona e muitas vezes é encarada “(…) como mecanismo de prevenção, a atividade física tem papel fundamental, podendo desacelerar as alterações fisiológicas do envelhecimento e das doenças crônico-degenerativas” (FEDERIGUI, 1995, apud MOREIRA, 2001, p.13)

No aspecto psicossocial, pode-se obter um aumento da auto-estima, alivio do estresse, queda da depressão, aumento do bem-estar, redução do isolamento social, melhora da autoconfiança, auto-eficácia, redução dos riscos de ansiedade, melhora do autocontrole e melhora da auto-imagem e consideram os períodos em que o indivíduo se encontra e os denominam de:
– Pré-contemplação: o momento em que a pessoa nem pratica exercício e tampouco pensa em fazê-lo;
– Contemplação: fase de preparação para a prática, o indivíduo possui vontade de melhorar a condição física, planeja, mas ainda não executa;
– Ação: prática de exercício esporádico, não é consciente de todos benefícios da prática regular, incertezas;
– Manutenção e aderência: Fase em que a pessoa tem consciência dos benefícios da prática regular, tem prazer na prática, satisfação, faz parte da sua rotina.
Para detectar tais fatores, Weinberg & Gould (2001) estudaram os motivos de adesão da prática de atividade física, e apontaram como razões para se exercitar:
• Controle do peso corporal: tendência da valorização social da magreza e preocupação com a aparência.
• Queda do risco de hipertensão: pesquisas evidenciam que exercícios regulares contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, portanto, acontece a busca do indivíduo em virtude da informação obtida, ou por recomendação médica.
• Queda do estresse e da depressão: devido aos últimos anos terem aumentado os indivíduos com transtornos de ansiedade e depressão, as pessoas procuram atividade física também por obtenção de informação ou recomendação médica para prevenção ou tratamento de ambos.
• Satisfação: este aspecto é mais ligado à manutenção. O indivíduo precisa divertir-se ao executar a atividade.
• Construção da auto-estima: realização de algo que imaginavam não poderem fazer; reconhecimento de outras fontes e pessoas gera aumento da auto-estima.
• Socialização: combate à solidão, aquisição de novas amizades, apoio social uns dos outros.
PARA FINALIZAR, QUAIS FORAM OS PERCENTUAIS DE ADESÃO PARA A PROCURA DA ATIVIDADE FÍSICA.
Motivos de adesão

44% Lazer / qualidade de vida

34% Orientação e/ou prescrição médica

11% Outros

11% Estética

 

Espero que vocês tenham gostado,

Um forte abraço,

Coach Maria Scalzo
Venha para o Mundo Corpore, conheça o melhor método de ensino de Personal Trainer do Brasil, acesse o nosso site e confira!!!!

www.mundocorpore.com.br

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply