Vida Saudável

Vida saudável

olá galera, hoje vamos falar sobre um assunto muito interessante que afeta dez vezes mais mulheres do que o homens : O hipotireoidismo.07 coisas que você precisa saber sobre o HIPOTIREOIDISMO:

1. O que é?

O hipotireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo.

2. Qual é a causa?

A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino. Ela está localizada na região anterior do pescoço, ao redor da traqueia. Apesar de seu tamanho médio ser de 15 ml (o que dá menos da metade de um copinho de café descartável) ela é responsável pela produção de 2 hormônios: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Estes hormônios controlam como cada célula do corpo gasta energia – o chamado metabolismo.

3. QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Nesse caso sintomas como cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas secos e quebradiços além de raciocínio lento podem ocorrer. Doenças autoimunes, Tratamento de hipertireoidismo, Radioterapia entre outros.

4. Ocorre mais em mulheres ou em homens?
O hipotireoidismo congênito (HC) ocorre em 1: 2.000 a 4.000 nascidos vivos e afeta duas vezes mais o sexo feminino.

5. O REMÉDIO PURAN T4 engorda.?

O Puran T4 não engorda por si só, mas pode aumentar o apetite porque acelera o metabolismo. Como você sente mais fome, pode comer mais. Pode ser difícil encontrar a dose certa de levotiroxina sódica e o seu médico vai começar com uma dose baixa. É possível os seus níveis hormonais estarem abaixo do normal, nesse caso é necessário aumentar a dose. Durante esse período o seu metabolismo pode estar mais lento e você queima menos calorias. Se a dose do Puran T4 estiver correta, não causa aumento de peso. Você pode se sentir mais ansiosa ou com mais apetite que o normal, isso pode levar você a comer mais sem notar. O mais provável é você emagrecer alguns quilos e o remédio vai ajudar você a manter um peso saudável.

6. Hipotireoidismo engorda?

Sim engorda, mas a relação entre o aumento de peso e a doença não é simples. A função da tireoide está intimamente ligada com o seu metabolismo, basicamente os hormônios tireoidianos regulam o consumo de calorias. Os hormônios tireoidianos baixos interferem na glicemia, aumentando o apetite. Aumenta a retenção de líquidos – Cerca de 2 a 5 kg de aumento de peso podem estar relacionados à retenção de líquidos. Com um metabolismo mais lento a temperatura do corpo desce e as temperaturas baixas estão associadas à retenção de água.

7. Qual é o benefício da atividade física pra quem tem hipotireoidismo?

Ainda são poucos os estudos sobre exercícios físicos e alterações na glândula da tireoide, porém as maiorias dos autores concordam que o exercício físico promove alterações nos níveis de T3 e T4, muito provavelmente devido à necessidade de energia nas células. Um programa de exercícios bem elaborado pode promover adaptações que facilitem o tratamento. Siga os exemplos de melhoras que o exercício promove:

• Mantém o gasto calórico mais alto evitando ganhos excessivos de peso;

• Auxilia a manutenção e melhora no condicionamento físico;

• Atividades físicas promovem bem estar físico e mental, a liberação de endorfina durante o exercício melhora quadros de depressão, já que a endorfina está diretamente ligada à sensação de prazer e relaxamento.

• Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue normalizado.

• Manutenção ou ganho na massa magra e na força.

Para finalizar galera, atenção exercícios físicos não combatem diretamente as disfunções da tireóide, porém auxilia a manutenção de um corpo saudável e combate os sintomas. Portanto, mantenha uma programação ativa diária e procure seu médico para manter a saúde em dia. Saúde em primeiro lugar. Abraço

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply